Seguidores

:: LINK-ME ::


2 de abr. de 2010

A história da internet

A história mais difundida sobre a criação da primeira rede de computadores conta que a internet surgiu como estratégia militar para possibilitar a sobrevivência das redes de comunicação e a segurança das informações em caso de ataque nuclear. Michael Dertouzos, ex-diretor do laboratório de ciência da computação do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e um dos pioneiros da internet, revelou um lado mais prosaico da história: algumas das versões que circulam por aí insinuam que o gigantesco passo seguinte (a criação da Arpanet) foi dado pelos militares para reduzir a vulnerabilidade dos sites onde as informações se concentravam, embora seja apenas uma parte da história.

O sucesso dos computadores de tempo compartilhado provocou pressões financeiras cada vez maiores sobre a Advanced Research Projects Agency (Arpa), pois cada grupo de pesquisa financiado pela agência exigia mais computadores, mais caros e maiores. A Arpa procurou aumentar a eficiência dos investimentos estimulando os grupos a dividir máquinas distantes entre si. Ao mesmo tempo, os fatores técnicos apontavam para a possibilidade sensacional de conectar as máquinas.
O protótipo da Arpanet foi criado em 1969 e a primeira demonstração pública aconteceu em 1972. No princípio, a rede limitava-se a ligar algumas unidades militares e universidades. Em meados da década de 70, havia apenas 20 universidades conectadas à Arpanet. Com o tempo, várias outras redes foram surgindo e se unindo à iniciativa da agência de pesquisas do Departamento de Defesa norte-americano.
Em 1983, a Arpanet já era grande demais para atender os requisitos de eficiência e segurança dos militares. A saída foi abandonar o projeto e fundar uma rede privativa, a Milnet. Ainda nos anos 80, a National Science Foundation criou a Csnet (para a comunidade científica) e junto com a IBM, a Bitnet (para estudiosos de matérias não-científicas). A conjunção destas e de outras redes levou o nome de Arpa-Internet, mais tarde conhecida apenas como internet.
Foi somente no ano de 1990, com a queda nos preços dos equipamentos, que a Internet começou a alcançar a população em geral. Neste ano, o engenheiro inglês Tim Bernes-Lee desenvolveu a World Wide Web, possibilitando a utilização de uma interface gráfica e a criação de sites mais dinâmicos e visualmente interessantes. A partir deste momento, a Internet cresceu em ritmo acelerado.


A década de 1990 tornou-se a era de expansão da Internet. Para facilitar a navegação pela Internet, surgiram vários navegadores (browsers) como, por exemplo, o Internet Explorer da Microsoft e o Netscape Navigator.O surgimento acelerado de provedores de acesso e portais de serviços on line contribuíram para este crescimento. A Internet passou a ser utilizada por vários segmentos sociais. Os estudantes passaram a buscar informações para pesquisas escolares, enquanto jovens utilizavam para a pura diversão em sites de games. As salas de chat tornaram-se pontos de encontro para um bate-papo virtual a qualquer momento. Desempregados iniciaram a busca de empregos através de sites de agências de empregos ou enviando currículos por e-mail. As empresas descobriram na Internet um excelente caminho para melhorar seus lucros e as vendas on line dispararam, transformando a Internet em verdadeiros shopping centers virtuais.


Fonte: RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE O SEU COMENTÁRIO