A maior palavra da língua portuguesa é pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico, que define uma pessoa acometida por uma doença pulmonar causada pela aspiração de cinzas vulcânicas, chamada pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose ou pneumoconiose. O vocábulo de 46 letras ganhou seu primeiro registro no Dicionário Houaiss, considerado um dos mais completos da Língua Portuguesa, em 2001.
O segundo lugar do ranking pertence ao nome da doença cuja palavra para o portador ocupa o primeiro. A pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose ou pneumoconiose - forma resumida e atual - é causada pela aspiração de microscópicas partículas de cinzas vulcânicas. Inclusive, a tal enfermagem é a maior palavra do inglês: pneumonoultramicroscopicsilicovolcanoconiosis, com 45 letras.
Anticonstitucionalissimamente, com 29 letras, é a terceira maior palavra do nosso idioma. O advérbio descreve algo que é feito contra a constituição.
O especialista em doenças dos olhos, ouvidos, nariz e garganta, oftalmotorrinolaringologista, ocupa o quarto lugar desse ranking, com 28 letras. O quinto lugar é ocupado pelo advérbio inconstitucionalissimamente, com 27 letras, que é um sinônimo de anticonstitucionalissimamente.
Fonte: Wikipedia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE O SEU COMENTÁRIO