Seguidores

:: LINK-ME ::


3 de fev. de 2011

Dores nas costas ou pedras nos rins?


O cálculo renal, mais conhecido como pedra nos rins, costuma causar dores fortes em v�rias partes do corpo. Essas "pedras" podem se formar por causa de diversos fatores, mas o principal deles � quando minerais ou outras subst�ncias ficam depositadas e agregam-se dentro dos rins.

Os c�lculos (ou pedras) constitu�dos por c�lcio s�o os mais comuns, sendo respons�veis por 75% dos casos. Outros minerais encontrados podem ser o f�sforo e o �cido �rico, ou ent�o as pedras podem ser formadas por uma mistura desses elementos. Quando houver um excesso desses minerais no organismo, h� uma tend�ncia para que eles se depositem na urina.

O principal sintoma das pedras nos rins � a dor intensa, principalmente na regi�o lombar. Por�m, geralmente, ela � irradiada ao abd�men e, eventualmente, para a bexiga ou at� mesmo para os �rg�os genitais. O paciente tamb�m pode ter sangue na urina e, em casos de infec��o urin�ria, o aparecimento de febre � comum.

Quanto ao tratamento, o primeiro objetivo � eliminar a dor do paciente, o que se faz com analg�sicos e antiespasm�dicos. Muitas pedras pequenas ser�o eliminadas espontaneamente pelo paciente, atrav�s da urina. Outras necessitam de um tratamento espec�fico. C�lculos de �cido �rico podem ser tratados clinicamente com grande ingest�o de �gua, al�m de subst�ncias que interfiram na sua forma��o. J� os c�lculos de c�lcio n�o se dissolvem dessa maneira, e a� outros procedimentos s�o necess�rios.

At� alguns anos atr�s, para eliminar a maioria das pedras, era necess�rio um procedimento cir�rgico com extenso corte na pele do paciente, o que causava mais dor e um tempo muito maior de recupera��o. Atualmente, existem tratamentos bastante avan�ados e r�pidos, como a litotrepsia. A t�cnica utiliza ondas de choque, as quais quebram o c�lculo em milhares de fragmentos bem pequenos, que s�o naturalmente eliminados com a urina.

Normalmente, uma ou duas sess�es s�o suficientes para a quebra e elimina��o do c�lculo. Mas uma pequena parcela, de 10% a 15% dos pacientes, pode precisar fazer mais sess�es, ou outros procedimentos, at� mesmo cir�rgicos. Na realidade, os melhores resultados obtidos atrav�s da litotrepsia s�o para pedras de at� 1 cm. Acima desse tamanho, essa t�cnica pode ser eficiente, dependendo tamb�m da localiza��o desse c�lculo. Quando a pedra est� localizada na bexiga, e n�o no rim, a retirada cir�rgica � a mais indicada.

Os c�lculos renais podem trazer conseq��ncias, como obstru��o e dilata��o das vias urin�rias, infec��o, diminui��o da fun��o dos rins e at� mesmo insufici�ncia renal, que s� pode ser resolvida atrav�s de transplante.
Por isso, � importante prevenir o aparecimento dos c�lculos, predominantemente atrav�s da alimenta��o. Prote�nas, como carnes e derivados, al�m de sal, se ingeridos em grande quantidade, podem levar � forma��o de c�lculos. Al�m disso, ingerir l�quidos � essencial para reduzir o risco de forma��o de todos os tipos de c�lculos. No entanto, apenas as condutas de corre��o alimentar n�o s�o suficientes em casos de pedras nos rins. O recomend�vel � que, ao sentir c�licas renais, a pessoa procure um especialista, que far� uma investiga��o mais completa e indicar� os procedimentos mais adequados.

Dr. Ricardo Fazani � nefrologista do Hospital Vita Curitiba

Fonte :  SAUDESAUDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE O SEU COMENTÁRIO