Seguidores

:: LINK-ME ::


10 de abr. de 2011

Lágrimas de tristeza


- tais luso de carvalho

Fiquei sensibilizada com esta foto que me enviaram. Foi na posse de Obama. Recebi além desta, muitas outras fotos, dignas de serem guardadas. Mas esta diz muito: estas lágrimas não eram de felicidade e de euforia: me tocaram como lágrimas de uma vida sofrida, de gente humilhada que ainda sofre; lágrimas de um pedido de ajuda que nunca veio, ou se veio para alguns, que poderão se beneficiar, chegou tarde para os outros.
Resolvi postar essas fotos com a intenção de mostrar do que o norte americano branco foi capaz de fazer com seu semelhante, de outra etnia (de cor negra); o tanto que uma raça se julga superior; e como a história se repete! Esta foto, expressivamente triste, bem demonstra o tanto que temos de maldade, e como sabemos empregar a força para aniquilar os outros.
A euforia pela posse de Obama serviu para a auto-estima não das minorias, mas de uma nação escravizada e pobre que nunca foi minoria. Escravizar negro, e além de negro, ainda pobre... Sempre foi fácil: é como bater em criança. Os negros cresceram obrigados a pedir desculpas pro ‘dotô’; cresceram querendo afilar o nariz; cresceram alisando os cabelos e ficando na defensiva pela sua condição étnica, e que foram convencidos de estar fora dos padrões exigidos pela sociedade.
Acabei de receber um vídeo mostrando uma entrevista, como crianças negras sentem-se feias e más (está no vídeo, a palavra má) essa pelo fato de sua cor ser negra. As brancas de olhos azuis são o modelo do bem e do belo. Este vídeo está rodando na Internet. Assim são criados os negros: sem auto-estima, sem perspectiva, a maioria na pobreza absoluta.
Gostei de ver fotos do presidente Obama caminhando de cabeça erguida nos palácios ricamente ornamentados, entre poderosos, entre brancos letrados, e poder mostrar que agora quem reina neste império ganancioso, é ele, aquele que um dia teve um pai que não podia almoçar em restaurante por ter sua pele negra; aquele que não podia estudar nos mesmos colégios dos brancos; aquele que não podia andar nos mesmos meios de transportes. Os negros são de outra ‘casta’, na onipotência dos brancos.
E agora, milhões de brancos do mundo inteiro depositam suas últimas esperanças nele. Ora, ora... como as coisas mudam! E agora, senhores brancos, ainda estão com preconceito quanto à cor da pele? Ainda faz alguma diferença a cor negra, amarela ou branca?


(Ficam ressalvadas as milhares de pessoas brancas, pobres e ricas, e de todas as idades, que vimos pela televisão torcendo e comemorando a vitória Obama.)
Sei que é cedo, porém espero que Obama esteja preparado. Por certo cometerá seus erros, mas só o fato de enxugar milhões de lágrimas de seu povo de origem africana, de ser hoje o orgulho e a esperança de gente excluída, já não o julgarei. Se não der certo é porque as barreiras continuam. Porque vontade não falta. E nem o apoio das massas.
Mas essas são as que menos mandam.
.

' Sim, nós podemos...'
.

Um comentário:

  1. Oi, Edice, agradeço pela divulgação dos vários textos meus aqui no seu belo espaço.
    Tenho muitos links de meus textos em outros blogs amigos, e colocarei todos na guia superior de meu blog.
    E levarei estes links também daqui.

    Um grande beijo
    Tais Luso
    Porto Das Crônicas:
    http://taisluso.blogspot.com

    ResponderExcluir

DEIXE O SEU COMENTÁRIO