Seguidores

:: LINK-ME ::


11 de abr. de 2011

Anemia

Anemia


Conhecimentos sobre anemia
Sinal de alerta, a anemia indica que algo no organismo não vai bem. Causada pela redução da massa de glóbulos vermelhos (hemácias) no organismo, várias podem ser as causas do problema. Mas, ao contrário do que muitas pessoas pensam, nem sempre a anemia está relacionada com a alimentação.

A anemia tem como principais sintomas a palidez da pele e das mucosas, cansaço, fraqueza, e falta de ar ao fazer esforços. Em casos mais graves pode causar dor no peito e problemas cardíacos. A presença e a gravidade dos sintomas depende do tempo de instalação da anemia. Quando o problema surge de forma súbita, os sintomas são mais evidentes; se ela se desenvolve gradualmente, muitas vezes, a pessoa pode não se queixar de nada.

Casos específicos

Alguns tipos de anemia possuem características específicas, por exemplo: na anemia por falta de ferro (anemia ferropriva), as unhas ficam quebradiças e surgem manchas azuladas nos olhos (escleras azuis). Já em algumas anemias hemolíticas (anemia por destruição dos glóbulos vermelhos), além da icterícia e olhos amarelos, ocorre o aumento do baço (esplenomegalia). Na anemia por carência de vitamina B (anemia megaloblástica) pode haver também alguns sintomas neurológicos.

Principais causas

Em geral, são duas as maiores causas de anemia:
1- existe produção adequada de glóbulos vermelhos na medula óssea (fábrica de sangue), porém há destruição dos glóbulos vermelhos. Fazem parte deste grupo as anemias hemolíticas adquiridas (exemplo: anemia hemolítica auto-imune) e hereditárias (exemplo: anemia falciforme).
2- existe produção inadequada de glóbulos vermelhos pela medula óssea. Neste grupo estão as anemias ferropriva e as anemias por deficiência de vitaminas (falta de vitamina B12 e de ácido fólico).

Exames de diagnóstico

O diagnóstico de anemia é confirmado laboratorialmente através do hemograma, exame de sangue que mede a quantidade de glóbulos vermelhos. Outros exames de sangue são necessários para esclarecer a causa da anemia e, às vezes, é necessária também a realização do mielograma (exame da medula óssea).

Formas de tratamento

O tratamento depende da causa. Se a anemia for provocada pela falta de ferro, a pessoa deverá receber comprimidos de sulfato ferroso até que sejam refeitos os estoques de ferro do organismo e ser avaliada em relação à possibilidade de perda sangüínea. Para algumas anemias, é necessária a prescrição de vitaminas ou outros tipos de medicamentos, como o corticóide (nas anemias hemolíticas auto-imunes). Quando a anemia é muito intensa, pode ser preciso realizar uma transfusão de sangue antes de se iniciar o tratamento específico.

http://www.poderdasmaos.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE O SEU COMENTÁRIO